Um vídeo registrado por moradores no Balneário Camacho, em Jaguaruna, mostra o momento em que uma mulher arremessa filhotes de cachorro por cima do muro de uma propriedade particular. Após abandonar os animais, ela volta ao carro e foge. As imagens se espalharam nas redes sociais e geraram indignação.

O caso aconteceu nesta semana e, até o momento, nem a mulher nem o veículo utilizado foram identificados. A repercussão chegou até a prefeitura, que já avalia medidas legais contra a responsável. Em entrevista ao portal Sul In Foco, o prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva, avaliou o abandono como um reflexo da falta de consciência de parte da população.

Segundo ele, muitas pessoas ainda criam cães e gatos sem qualquer planejamento, e acabam recorrendo ao abandono como solução. “O abandono de animais é, nada mais nada menos, que falta de educação de uma parte da população. Tem gente que diz amar seus cachorros, seus gatinhos, mas não tem a capacidade de passar numa agropecuária e comprar uma injeção de 5 ou 6 reais para evitar crias”, disse.



Laerte também comentou as dificuldades enfrentadas pelo município para fiscalizar situações como essa, principalmente pela grande extensão territorial de Jaguaruna. O município tem cerca de 375 km² de área e quase 40 quilômetros de orla, o que dificulta, segundo ele, o controle em todos os pontos da cidade.

Ele reforçou a importância da participação popular nesses casos, lembrando que a tecnologia hoje permite que qualquer cidadão ajude na fiscalização. “A gente precisa que a população seja nosso fiscal. Hoje, cada um carrega um celular no bolso. Dá para filmar, fotografar. A partir disso, sim, vamos correr atrás da Justiça para responsabilizar quem comete esse tipo de ato.”

O prefeito informou que a prefeitura está analisando o vídeo e deve encaminhar o caso à polícia. “Provavelmente vamos registrar um boletim de ocorrência. Precisamos que alguém pague por isso para que os demais pensem duas vezes antes de repetir esse tipo de atitude”, afirmou.

Durante a entrevista, Laerte também fez questão de trazer luz aos esforços do município no controle da população animal. Ele mencionou que, só na última semana, mais de 150 castrações foram feitas. Desde o início da atual gestão, já foram mais de 2 mil. “A gente faz a nossa parte, vem sendo solidário. Ainda é pouco, porque a demanda é muito maior. Mas, dentro da nossa capacidade orçamentária, estamos avançando”, disse.

O caso segue em apuração. Qualquer informação que possa ajudar a identificar a autora do abandono pode ser repassada às autoridades.

Com informações do Portal SulInFoco