Moradores do Balneário Campo Bom, em Jaguaruna, têm relatado irregularidades na coleta de lixo, que, segundo a comunidade, não está sendo realizada conforme o cronograma previsto — às terças, quintas e sábados. A situação tem provocado acúmulo de resíduos nas ruas, em plena temporada de verão, período de aumento significativo no fluxo de pessoas.

A equipe do Campo Bom na Jagua ouviu moradores de diferentes pontos do balneário, que relatam transtornos causados pela falta de coleta regular. No Loteamento Montreal, o morador Jackson informou que o caminhão de lixo não passa há cerca de uma semana na região onde reside. Já a moradora Thayse Maximiano informou que a situação na rua em que mora está normalizada. "Aqui passou três vezes semana passada", disse.

Já a moradora Janaina Coelho afirma que o problema vai além do lixo doméstico. “A situação é ainda pior, com descarte irregular de lixo, como sofás, cômodas, madeira e lixo doméstico espalhados”, relatou. Ela também pediu maior fiscalização para coibir o descarte irregular em vias públicas e terrenos.



Procurada pela reportagem, a empresa responsável pela coleta de lixo no Balneário Campo Bom informou que está ciente das reclamações. Segundo Nilson, responsável pela equipe que realiza o serviço no local, o problema ocorreu em razão do feriado.

“Temos algumas reclamações na praia. Por causa do feriado, deu uma atrasada”, explicou. Ainda conforme Nilson, a expectativa é que a situação seja normalizada ainda nesta segunda-feira, com a retomada do cronograma regular de coleta.

Enquanto isso, moradores seguem preocupados com os impactos do acúmulo de lixo, que podem afetar a saúde pública, o meio ambiente e a imagem turística do balneário. A comunidade cobra soluções rápidas e fiscalização para garantir que o serviço funcione de forma adequada durante a alta temporada.