Um lobo-marinho foi encontrado na manhã desta sexta-feira, dia 9, na beira-mar, em Balneário Rincão. O animal foi visto na localidade durante um monitoramento da equipe do Museu de Zoologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), por volta das 6 horas.
Conforme a coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Gaidzinski, em caso de acionamento de animais vivos, é inicialmente feito uma avaliação pela equipe de campo. Se o animal estiver bem, somente são adotadas medidas de segurança no local.
“As ações são realizadas por equipes de biólogos, médicos veterinários, oceanógrafos e outros profissionais da área ambiental. Todos são capacitados para atuar no monitoramento e também no atendimento aos animais marinhos”, frisou, em entrevista ao Portal Engeplus.Monitoramentos
Morgana também lembrou que os monitoramentos iniciaram em novembro nas praias dos municípios de Balneário Rincão e Jaguaruna. Ao todo, a iniciativa abrange quase 53 quilômetros de praia, como parte do Projeto de Monitoramento das Praias da Bacia de Pelotas (PMP-BP).

“A iniciativa é feita de segunda a sexta-feira e inclui atendimentos a encalhes, resgate de animais marinhos vivos e o recolhimento de animais mortos, conforme os protocolos do projeto. As equipes também atendem chamados feitos pela comunidade e por órgãos ambientais”, afirmou.
A realização do PMP-BP é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), para as atividades de pesquisa e aquisição de dados geológicos realizadas pela TGS na Bacia de Pelotas.
Com informações do Portal Engeplus

0 Comentários