A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), lançou nesta quinta-feira a Operação Alegria, para aumentar a segurança no período de Carnaval. A ação seguirá até o dia 18 de fevereiro. As principais ações visam coibir o porte ilegal de armas de fogo, posse e comércio de drogas, venda de bebidas alcoólicas e condução de veículos sob efeito de álcool ou drogas.

Segundo a PM, as cidades que receberão o maior fluxo de pessoas e terão mais atenção dos policiais são: Florianópolis, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Porto Belo, Bombinhas, Balneário Piçarras, Barra Velha, Itá, Águas de Chapecó, Laguna, Garopaba, Imbituba, Jaguaruna, Joaçaba e Governador Celso Ramos.

Confira abaixo as dicas da PM para ter maior segurança durante o Carnaval

O primeiro quesito de segurança começa antes de ir para as festas de carnaval. O cidadão pode baixar no telefone celular o aplicativo PMSC Cidadão, disponível para Android e IOS. Com ele, terá mais uma ferramenta para acionar a Polícia Militar. O App pode gerar uma ocorrência diretamente com a Central de Emergência da PMSC. Seja morador de Santa Catarina ou turista, basta preencher um cadastro e você poderá indicar exatamente o local onde precisa da Polícia Militar.

O telefone celular é o principal objeto furtado e roubado nesse período, principalmente em grandes aglomerações. Assim, ao transportar seu telefone, evite deixá-lo à vista de criminosos. No bolso de trás da calça, na bolsa aberta ou em cima da mesa do bar são pontos vulneráveis.

Se não conseguir reaver o telefone, bloqueie o IMEI do celular. Para ter acesso ao número, digite *#06# no telefone e escreva e guarde em um local seguro em casa. Após, entre em contato com a sua operadora e forneça o IMEI e número do boletim de ocorrência. Dessa forma, o telefone será bloqueado e não poderá mais ser utilizado.

O que levar

Outra dica importante é sair de casa com o mínimo de dinheiro ou cartões. Leve a carteira de motorista, ou RG, e evite documentos que não irá utilizar, como CPF e título de eleitor. Em caso de perda da carteira, você evita de refazer a 2ª via de diversos documentos. Em caso de furto, estelionatários podem usar seus registros para aplicar golpes.

Crianças

Para quem vai pular o Carnaval acompanhado dos pequenos, é importante colocar uma identificação nas crianças. Pode ser um adesivo no peito ou uma pulseira contendo o nome do responsável e um telefone para contato.

Ingressos

Outra situação que também causa transtornos é a venda de ingressos falsos, principalmente em cidades com desfiles ou grandes eventos particulares. Procure sempre comprá-los nos locais oficiais e evite “cambistas”.

Importunação sexual

Um recado especial para as mulheres. Carnaval é uma época de alegria e paqueras, mas o respeito deve sempre prevalecer. Se alguém lhe importunar, seja segurando no braço ou tentando forçar uma situação que você não quer, acione imediatamente a Polícia Militar. Importunação sexual é crime, com pena de 1 a 5 anos de reclusão.

Bebidas e direção

O deslocamento de ida e volta das festas também é um fator delicado de segurança. Além do táxi, algumas cidades dispõem também de aplicativos de transporte. A PMSC irá reforçar as operações Lei Seca no período para garantir a segurança das vias.

Por fim, como esse é um período de festa e descontração, muitas pessoas irão para os mesmos lugares, o que gera trânsito, demora no deslocamento e lentidão nas vias. Então, seja paciente, prudente e respeite as regras de trânsito. Não estacione em locais proibidos e não bloqueie o trânsito para aquela “paradinha rápida”. E também não fure filas. Desta forma, a PMSC pede aos foliões educação e o respeito.