A primeira semana do inverno deve ser marcada por frio intenso em todo o Sul de Santa Catarina, com queda acentuada nas temperaturas, madrugadas geladas e predomínio de tempo firme na maior parte dos dias após a passagem da instabilidade prevista para o início da semana.
Em Jaguaruna, o dia mais frio deve ser a quarta-feira, quando os termômetros podem marcar mínima de 6°C e máxima de 16°C, segundo a previsão acompanhada para o município. A tendência é de uma sequência de amanheceres frios entre terça e sexta-feira, com temperaturas baixas também durante as tardes.
De acordo com a previsão observada para Jaguaruna, a semana deve começar com chuva na segunda-feira, quando os termômetros devem variar entre 10°C e 21°C. Na terça-feira, o tempo fica mais firme e a temperatura cai ainda mais, com mínima de 7°C e máxima de 16°C. Já na quarta-feira, o frio ganha força e a cidade deve registrar a menor temperatura da semana, com 6°C pela manhã e máxima de 16°C. Na quinta-feira, a previsão indica 7°C de mínima e 17°C de máxima; na sexta-feira, 10°C e 18°C; e no sábado, os termômetros devem variar entre 14°C e 19°C. Para o domingo, a tendência é de elevação gradual, mas ainda com temperaturas amenas.
A previsão de institutos e plataformas meteorológicas aponta que a massa de ar polar avança sobre Santa Catarina logo no começo da semana, derrubando as temperaturas em praticamente todas as regiões do estado. A Epagri/Ciram destaca a atuação do ar frio e a condição de tempo mais seco após a chuva, cenário que favorece madrugadas geladas. O Inmet também emitiu alertas de declínio de temperatura para áreas do Sul do país, enquanto serviços meteorológicos indicam que o período entre terça e quinta-feira deve concentrar o frio mais intenso.
Na região, o frio também deve ser sentido com força nas cidades vizinhas. De forma resumida, a previsão aponta mínimas próximas de 7°C a 10°C e máximas entre 16°C e 20°C em Tubarão; Orleans deve registrar mínimas entre 6°C e 9°C, com máximas de 17°C a 21°C; em Braço do Norte, os termômetros devem oscilar entre 7°C e 10°C nas mínimas e 17°C a 21°C nas máximas; São Ludgero deve ter comportamento semelhante, com frio mais intenso nas madrugadas; em Urussanga, a semana também será gelada, com mínimas ao redor de 7°C e máximas entre 17°C e 20°C; já em Criciúma, a previsão indica mínimas entre 7°C e 10°C e máximas entre 16°C e 20°C.
A orientação é para que a população redobre os cuidados, especialmente com crianças, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade e animais, já que o frio mais intenso deve se concentrar nas primeiras horas da manhã e durante a noite.
0 Comentários